sintomas da intolerância a lactose
sintomas da intolerância a lactose

Os produtos lácteos são fundamentais para a nossa nutrição, para a composição dos nossos ossos, unhas, dentes, cabelos e músculos. Fornece várias vitaminas, como a D, A e B.
Quem nunca se deliciou ou sonhou com um bom chocolate quente? Ou quem nunca se sentou em um café para tomar um Capuccino? Infelizmente, atualmente para muita gente isso não é tão fácil por causa da intolerância a lactose.

A intolerância a lactose ocorre por uma impossibilidade em digerir a lactose, que é o açúcar do leite e dos seus derivados. Se tivermos a deficiência ou a ausência de uma enzima no intestino delgado chamada de lactase, não conseguimos digerir a lactose em glicose e galactose. Assim, o acumulo deste açúcar no intestino vai sofrer a ação de bactérias, fermentando e produzindo gases.

 

As causas mais frequentes são:

– deficiência congênita da enzima: a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da lactase. É bastante raro e se manifesta ao nascimento. Pode ocorrer diarréia quando o recem nascido é alimentado com leite ou seus derivados.

– diminuição na produção da lactase em conseqüência de doenças intestinais; Qualquer fator que resulte em lesão da mucosa e redução da atividade enzimática pode induzir sintomas de intolerância à lactose, como ocorre frequentemente nos episódios de diarreia aguda prolongada causada por vírus e bacterias que destroem as celulas que absorvem nutrientes no intestino. Pode ocorrer também na doença celíaca e doença de Crohn.

– deficiência primária: ocorre diminuição da produção da lactase com o avançar da idade. Este processo é determinado geneticamente. Embora  seja mais conhecido em adultos, pode ter inicio a partir de 2 a 3 anos de idade.  É mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência), asiáticos e indígenas. sendo  menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

– deficiencia relativa de lactase do prematuro: ocorre nos prematuros com menos de 34 semanas de gestação e se normaliza praticamente com 38 semanas.

 

Os principais sintomas são:

– diarréia

-dor abdominal em cólicas logo após a ingestão de produtos lácteos

-náuseas

-desconforto abdominal, sensação de inchaço na barriga

– produção excessiva de gases intestinais

 

O diagnóstico se faz por uma boa história clinica e por alguns testes laboratoriais, sendo o principal o teste de tolerância a lactose, que se baseia na verificação da absorção de lactose intestinal.

 

Para se evitar os sintomas, recomenda-se ou a ingesta de produtos lácteos sem lactose, ou o uso da enzima lactase para a digestão destes alimentos. Assim, a vida fica mais agradável…